,

Prova prática do Detran: Dicas para ser aprovado!

01

 Como é a prova prática do Detran?

A prova prática do Detran é basicamente uma forma de testar se você está apto a dirigir um veículo normalmente dentro da cidade. Tudo se divide em 2 etapas principais, que é o controle de embreagem e a baliza! Portanto se você conseguir fazer corretamente o que é exigido nesses dois testes, certamente está com as duas mãos na primeira carteira de habilitação.

O certo é que não existe uma ordem correta para fazer os testes e quem vai determinar a sequência será o fiscal do Detran, mas irei lhe explicar aqui como foi o meu processo:

  1. Você deverá entrar no veículo, ajustar o banco de modo que seus pés consigam apertar o freio e a embreagem até o final, em seguida deverá ajustar os retrovisores e colocar o cinto de segurança.
  2. Após isso você deverá se deslocar até um local apropriado para fazer o controle de embreagem tanto na subida quanto na descida.
  3. A terceira etapa consiste em colocar o veículo corretamente dentro da baliza, assim também como tira-lo sem cometer nenhuma infração.

Portanto é um processo que parece ser simples, mas que na prática pode não sair exatamente como você planejou, então a minha dica é que se dedique bastante aos ensinamentos do seu instrutor para chegar na prova prática do Detran com muito mais tranquilidade!

 

baliza

 

Se prepare antes de iniciar as aulas

Muitas pessoas começam treinar a parte prática da prova do Detran antes mesmo de entrar em uma auto escola e essa é uma opção interessante para conseguir sair na frente! Dessa forma, se você tiver um carro próprio ou algum amigo se disponibilizar para lhe ajudar nesses testes, você poderá improvisar aí mesmo na sua própria rua ou em um espaço mais adequado e ir treinando! Porém, não se preocupe se você não souber absolutamente nada, porque a auto escola será a responsável por lhe qualificar e fazer com que você se torne um motorista de verdade.

Caso você tenha um pouco de medo de dirigir, esteja acreditando que não vai conseguir passar na prova prática e queira chegar na hora bem mais preparado, a minha recomendação é que adquira um curso do ramo. Hoje existem materiais de ótima qualidade que ajudam novos motoristas a passarem na prova do Detran de uma forma muito mais fácil, como é o caso do Curso Direção Prática que eu sempre recomendo aqui.

Esse é um treinamento ideal também para aqueles candidatos que foram reprovados na prova prática do Detran e irão realizar novamente o teste, porque assim é possível se qualificar e entender passo o que deve ser feito para evitar uma segunda reprovação. Portanto é uma boa opção para você!

 

Nunca confie demais!

Talvez você até já saiba dirigir e esteja achando tudo muito simples até então, mas uma grande dica que eu deixo aqui para você é que não confie demais. Lógico, ter autoestima e acreditar que você vai conseguir passar na prova prática do Detran é algo muito importante, porém não deixe de participar das aulas, de treinar e de se esforçar mais e mais para conseguir chegar na hora da prova e fazer tudo de forma eficiente.

Eu digo isso, porque na minha própria turma quando eu tirei minha primeira habilitação eu vi um rapaz que já tinha costume de dirigir, mas que na hora exata acabou cometendo um erro grave e foi reprovado exatamente no teste pratico, então quanto mais você se dedicar, maiores são as chances de obter sucesso nessa prova.

Portanto, eu espero que todas essas dicas simples possam lhe ajudar de alguma maneira no momento da prova prática do Detran. Lembre-se que acima de tudo é importante ter não só a prática na direção, mas também aprender a parte teórica, porque esse será um conhecimento levado por toda a vida e usado nos momentos mais necessitados durante a direção de um veículo!

Fonte: http://tirarhabilitacao.com/

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de ajudar na discução?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *